Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil
MONITORING IN SITU - STATIONS MARU
Instalação dos equipamentos NKE na ETA Belmonte de Volta Redonda/RJ

A segunda estação de monitoramento contínuo da qualidade da água do projeto MARU foi instalada entre 24 e 26 de maio de 2023. Essa estação está localizada no rio Paraíba do Sul, no ponto de captação da Estação de Tratamento de Água potável Belmonte (ETA Belmonte) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE-VR), no estado do Rio de Janeiro.

Essa estação de monitoramento foi instalada na entrada da estação de tratamento de água potável e é usada para monitorar a qualidade da água do Paraíba do Sul a montante da cidade de Volta Redonda e a jusante da aglomeração Resende-Barra Mansa, que também inclui uma área industrial.

Essa estação também permite o monitoramento em tempo real da qualidade da água bruta captada pela empresa municipal de água (SAEE/VR) para fornecer água potável às cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, otimizando o processo de tratamento da água bruta (em particular, permitindo que os volumes de reagentes usados sejam ajustados em função da evolução do nível de turbidez) e, se necessário, alertando as autoridades em caso de poluição acidental no rio.

O equipamento instalado é produzido na França pelo fabricante francês NKE Instrumentation. Ele consiste em uma sonda autônoma com bateria integrada equipada de 6 sensores que medem os seguintes parâmetros: pH, Turbidez, Oxigênio Dissolvido, Condutividade, Coloração da Matéria Orgânica Dissolvida na água (CDOM) e Hidrocarbonetos.

Image

Equipe da FCTH, SAAE-VR e Okeanus presente na instalação

A instalação foi realizada pela Okeanus, uma das representantes da NKE no Brasil, na presença da FCTH, que será responsável pela manutenção de longo prazo da estação, e de representantes do SAAE-VR e da AGEVAP (a agência de bacia beneficiária do projeto).

A estação foi configurada para que os dados sejam medidos a cada 15 minutos e retransmitidos a cada 6 horas por GPRS.

Os processamentos de dados e de visualização estão sendo desenvolvidos no momento e estarão disponíveis aqui.

Image

Instalação do tubo contendo a sonda, na primeira bacia de captação de água, após gradeamento

Image

A sonda nas mãos de Bruna, bióloga da Okeanus

Image

Zoom nos sensores

AGEVAP.png
Agncia_PCJ.jpg
Logo_OiEau.png

Please publish modules in offcanvas position.