Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil
MONITORAMENTO IN SITU - ESTAÇÕES MARU
Instalação dos equipamentos EFS na ETE Sousas em Campinas/SP
A quinta instalação de equipamento de monitoramento contínuo do projeto MARU ocorreu em 1 e 8 de novembro de 2023 na estação de tratamento de esgoto Sousas (ETE Sousas) em Campinas, administrada pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA), no estado de São Paulo. No total, são duas estações localizadas no afluente e efluente da ETE.

A ETE Sousas atende 19.540 habitantes, com uma vazão média anual de 99 L/s, uma carga ôrganica de 2566 kg DBO por ano e uma eficiência de remoção de DBO de 90%.

As estações instaladas monitoram em tempo real o esgoto captado pela estação e lançado no rio Atibaia depois de tratamento, o que permite monitorar a eficiência da ETE e otimizar seu processo de tratamento.

O equipamento instalado é do fabricante francês EFS e consistem em duas sondas multi-paramêtricas que medem os seguintes parâmetros: SST; COT; DBO; DQO; SAC254 e SAC560.




Image

Instalação da sonda no efluente

A instalação foi realizada pela Fundação Centro Tecnológico de Hidraúlica (FCTH), que garantirá também a manutenção da estação a longo prazo, e em presença dos representantes da SANASA.

Os parâmetros são medidos a cada 15 minutos e enviados a cada 6 horas via GPRS. O processamento e a visualização de dados estão sendo desenvolvidos no momento e são disponíveis na aba Dados (dados protegidos por senha por motivos de confidencialidade).
Image

Sonda afluente

Image

Sonda efluente

AGEVAP.png
Agncia_PCJ.jpg
Logo_OiEau.png

Please publish modules in offcanvas position.