Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil
MONITORAMENTO IN SITU - ESTAÇÕES MARU
Instalação dos equipamentos EFS na ETE Gil Portugal em Volta Redonda/RJ
A sexta instalação de equipamento de monitoramento contínuo do projeto MARU ocorreu em 10 de novembro de 2023 na estação de tratamento de esgoto Gil Portugal (ETE Gil Portugal) em Volta Redonda, administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no estado do Rio de Janeiro. A ETE Gil Portugal atende 75.000 habitantes com uma vazão média anual de 140 L/s.

No total, foram instalados dois pontos de monitoramento com o equipamento do fabricante francês EFS.

O primeiro ponto foi instalado para o monitoramento em tempo real do esgoto tratado no efluente da ETE e lançado no ribeirão Brandão, afluente do Paraíba do Sul. Consiste em uma conjunto de sondas, cujo multi-paramêtricas, que medem os seguintes parâmetros: SST; COT; DBO; DQO; SAC254 e SAC560; Turbidez; Condutividade; Oxigênio.

O segundo ponto é um detetor de transbordo que foi instalado no bypass localizado na entrada da ETE para monitorar o transbordo do afluente de esgoto.
Image

Instalação da sonda no efluente

O objetivo é poder monitorar a eficiência da ETE e otimizar seu processo de tratamento.

A instalação foi realizada pela Fundação Centro Tecnológico de Hidraúlica (FCTH), que garantirá também a manutenção da estação a longo prazo, e dos representantes do SAAE.

Os parâmetros são medidos a cada 15 minutos e enviados a cada 6 horas via GPRS. O processamento e a visualização de dados estão sendo desenvolvidos e estão disponíveis na aba Dados (dados protegidos por senha por motivos de confidencialidade).
Image

Painel para o detetor de transbordo

Image

Sonda efluente

AGEVAP.png
Agncia_PCJ.jpg
Logo_OiEau.png

Please publish modules in offcanvas position.